A criança com Síndrome de Down desenvolve muitas potencialidades dentro do ambiente escolar. A inclusão, neste e muitos outros casos semelhantes, deve fazer parte de um processo de estudo e planejamento adequado para render bons frutos futuramente.
As pessoas que possuem tal síndrome apresentam atraso significativo em diversas áreas: no aspecto motor, desenvolvimento intelectual e em atividades funcionais. Para lidar com tais dificuldades, um programa de estimulação direcionado é a melhor opção.
Levando em consideração a elaboração de atividades diferenciadas, o que deve ser estimulado? O que esta criança deverá receber com relação a novas informações?
O importante é criar espaços e atividades, respeitando sempre as limitações que estão presentes, que orientem essas crianças a desenvolverem cada vez mais sua autonomia, independência e o contato mais efetivo com o meio em que está inserida. Só assim, suas experiências serão moldadas e sua atuação frente ao grupo será estabelecida.
A psicomotricidade e atividades multissensoriais podem gerar respostas significativas e com resultados diferenciados de desenvolvimento. Planeje suas atividades com foco nesses embasamentos. Quer saber mais sobre a atuação da escola no desenvolvimento de um plano de ensino adaptado? A InfoApren pode auxiliar vocês neste planejamento!! Conte conosco!!