Dificuldade de aprendizagem como sintoma?

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Dificuldade de aprendizagem como sintoma?

Procurando respostas


Num primeiro momento, as dificuldades de aprendizagem eram explicadas por fatores biológicos (genéticos ou hereditários). Posteriormente, o fracaso escolar foi associado a defasagens intelectuais. Hoje sabemos que inúmeros fatores podem desencadear tais dificuldades, inclusive questões afetivas e emocionais.

 

A dificuldade como sintoma.

Não basta apenas considerar o potencial intelectual ou nomear tais dificuldades, é preciso compreender o sujeito, sua dinâmica e funcionalidade parar entender qual o sentido do sintoma (dificuldade) escolar.


 

Fatores que influenciam a aprendizagem

  • A estrutura da personalidade do indivíduo deve ser madura e sadia;
  • A superação de algumas características como: negação da realidade, onipotência, inexistência de tempo e espaço e a ausência do pensamento lógico já devem ter acontecido.
  • Bom contato com a realidade externa para lidar com suas conquistas e frustrações.
 

  A psicanálise e as dificuldades de aprendizagem

Para a psicanálise, o sintoma é algo a ser interpretado. Ele é uma forma de aliviar o conflito que busca demonstrar de uma maneira não tão clara que algo está acontecendo e que essa pessoa precisa de ajuda! Tais expressões marcam o início de uma busca para a resolução de todas essas situações que desequilibram a pessoa.

 

Como ajudar?

  • Busque estimular a independência da criança, mas não a deixe sozinha. Esteja por perto para comemorar suas conquistas e deixá-la segura quando precisar de apoio.
  • Observe como a pessoa aprende a aprender. Existem diversas formas para que isso aconteça e cada um tem uma maneira mais acessível para lidar com isso.
  • Procure a ajuda de um profissional que possa acompanhar esta investigação e direcionamento.
 

Momento das dicas para profissionais


A InfoApren tem uma plataforma que auxilia no entendimento das dificuldades escolares, proporcionando cada vez mais essa visão individualizada do desenvolvimento do aluno.