A Educação 4.0 e o futuro das metodologias aplicadas à Educação

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A Educação 4.0 e o futuro das metodologias aplicadas à Educação


Para atender as necessidades dos alunos que estão, atualmente, ligados e conectados às mais diversas informações em tempo real através do acesso a Internet e programas interativos, as escolas deverão dispor de atividades e tarefas que atendam esta demanda de formação.
Essa nova característica de recursos tecnológicos que são utilizados como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem escolar vem de encontro com as novas diretrizes da BNCC bem como na estruturação mais efetiva do processo de inclusão de crianças e adolescentes que necessitam de acompanhamentos mais individualizados (quando apresentam dificuldades relacionadas a alguns diagnósticos específicos).


Quais são as vantagens da utilização desses recursos tecnológicos na sala de aula?


Dentre os principais elementos, podemos citar: o aumento da motivação do aluno no desenvolvimento das atividades propostas (uma vez que ocorrem de forma lúdica, dinâmica e com feedback em tempo real) e avaliação docente de forma individualizada proporcionando acompanhamentos mais específicos relacionados às dificuldades, bem como a realização de propostas de intervenções que visem auxiliar no aprimoramento dos dados levantados.
 

Para isso, a escola deverá atender 4 eixos para a elaboração de um planejamento que contemple a Educação 4.0.

  1. A instituição deve escolher as ferramentas que vão de encontro à sua estrutura pedagógica adotada e que atenda os planejamentos viabilizados como metas a serem alcançadas.
  2. Tais aplicações devem complementar suas atividades, ou seja, tais escolhas não devem substituir uma prática pedagógica adotada anteriormente, pelo contrário, devem ser utilizadas como um recurso que venha potencializar todos os componentes escolhidos e trabalhados pelo corpo docente.
  3. O conhecimento passa a ser estruturado e acompanhado pela referência de competências e habilidades, facilitando a verificação do desenvolvimento individual do aluno.
  4. Viabilizar espaços tecnológicos que venham ao encontro de práticas já conhecidas e de fácil acesso ao público que estará entrando em contato com tais inovações.


De acordo com a Educação 4.0, o aprender fazendo trará ao sujeito a construção de significados reais de conhecimentos que possam ser conquistados e aplicados pelo mesmo!