Dentro da sala de aula podemos encontrar alunos que apresentam certas atitudes que não estão sincronizadas com os demais colegas de sala.
São inúmeras as possibilidades para que isso possa estar acontecendo: dificuldades escolares, questões emocionais, situações conflituosas que podem estar ocorrendo em casa etc.
Isso significa que, os atos mais evidentes e intensos que são apresentados pelas crianças podem ser uma maneira indireta destes alunos estarem pedindo por ajuda. Como se estivessem, inconscientemente, pedido para alguém cuidar dela de uma forma diferente, de lhes dar mais atenção ou mesmo pedir esse olhar que pode ter se perdido por diversos motivos.
Outra questão muito forte são os problemas de aprendizagem que podem estar sendo evidentes em algum período escolar. Assim, se ele não consegue ter contato com esses novos conteúdos e atividades escolares, o afastamento da mesma acaba sendo, indiretamente, uma solução interessante para que o mesmo não entre em contato com essa dinâmica de frustração.
Quanto mais cedo conseguirmos lidar com essas relações, menores serão os prejuízos que poderão acompanhar a vida acadêmica deste estudante.
Você já pensou em trabalhar com ferramentas que podem tentar identificar essas questões durante atividades desenvolvidas pela sala inteira sem que ninguém se sinta testado para isso?
A InfoApren pode ajudar: tanto no levantamento dessas dificuldades quanto no trabalho individualizado para as dificuldades levantadas. Conheça o nosso material para as aulas de Informática que viabiliza todas essas ferramentas.