As janelas de oportunidades em ação na escola!

As janelas de oportunidades em ação na escola!

  • Home
  • Blog
  • As janelas de oportunidades em ação na escola!
image
As janelas de oportunidades em ação na escola!

Todos nós temos habilidades diferentes um dos outros. Dentro da escola isso fica evidente em todos os momentos. Essas potencialidades podem ser explicadas se analisarmos o desenvolvimento de cada indivíduo, uma vez que o cérebro se potencializa de acordo com estímulos direcionados em momentos oportunos para a aprendizagem. Em outras palavras, o cérebro, em determinados períodos, aproveita melhor as oportunidades de maneira prazerosa e enriquecedora que lhe são direcionadas. Esses momentos são chamados de JANELAS DE OPORTUNIDADES que, segundo diversos estudos na área de Neurociência, estão mais presentes entre o nascimento até os 11 anos de idade.
Podemos entender, então, que durante certos períodos mais propícios durante a maturação cerebral, novas e milhares de conexões neuronais podem ser estabelecidas o que facilitaria o desenvolvimento e aquisição de novos conteúdos e habilidades. Porém, isso não significa que após este intervalo de crescimento, a criança ou adulto não possa agregar novas funções. Indica apenas que o esforço e o treino de novas referências precisam ser realizados e direcionados.

Então, de que forma a escola, os professores e os responsáveis podem auxiliar esses momentos? Sobrecarregar a criança com diversas atividades é a melhor opção para esta estimulação? Ou devemos oferecer atividades que estimulem as crianças a descobrirem novos conhecimentos cada uma ao seu tempo e sua forma?


A resposta é: ESTIMULAR SEMPRE, SOBRECARREGAR JAMAIS! Levando esses estudos em consideração, a InfoApren desenvolveu um material que visa estimular e motivar crianças a descobrirem e se apropriarem de conteúdos pedagógicos que são trabalhados durante os anos escolares que estão relacionados a estas faixas etárias (ciclo do Ensino Fundamental I). Atividades lúdicas utilizando recursos e aplicativos aproximam os alunos de atividades relacionadas à psicomotricidade, linguagem, interpretação de textos, aquisição de conceitos relacionadas ao desenvolvimento de elementos matemáticos, aproximação e inserção de temas transversais e interdisciplinares etc. Nosso principal objetivo é fazer com que o aluno desperte a curiosidade e a vontade de aprender novas formas de como estudar!


Se interessou pelo nosso trabalho? Estamos esperando o seu contato!