Todos nós temos habilidades diferentes um dos outros. Dentro da escola isso fica evidente em todos os momentos. Essas potencialidades podem ser explicadas se analisarmos o desenvolvimento de cada indivíduo, uma vez que o cérebro se potencializa de acordo com estímulos direcionados em momentos oportunos para a aprendizagem. Em outras palavras, o cérebro, em determinados períodos, aproveita melhor as oportunidades de maneira prazerosa e enriquecedora que lhe são direcionadas. Esses momentos são chamados de JANELAS DE OPORTUNIDADES que, segundo diversos estudos na área de Neurociência, estão mais presentes entre o nascimento até os 11 anos de idade.
Podemos entender, então, que durante certos períodos mais propícios durante a maturação cerebral, novas e milhares de conexões neuronais podem ser estabelecidas o que facilitaria o desenvolvimento e aquisição de novos conteúdos e habilidades. Porém, isso não significa que após este intervalo de crescimento, a criança ou adulto não possa agregar novas funções. Indica apenas que o esforço e o treino de novas referências precisam ser realizados e direcionados.
Então, de que forma a escola, os professores e os responsáveis podem auxiliar esses momentos? Sobrecarregar a criança com diversas atividades é a melhor opção para esta estimulação? Ou devemos oferecer atividades que estimulem as crianças a descobrirem novos conhecimentos cada uma ao seu tempo e sua forma?
A resposta é: ESTIMULAR SEMPRE, SOBRECARREGAR JAMAIS! Levando esses estudos em consideração, a InfoApren desenvolveu um material que visa estimular e motivar crianças a descobrirem e se apropriarem de conteúdos pedagógicos que são trabalhados durante os anos escolares que estão relacionados a estas faixas etárias (ciclo do Ensino Fundamental I). Atividades lúdicas utilizando recursos e aplicativos aproximam os alunos de atividades relacionadas à psicomotricidade, linguagem, interpretação de textos, aquisição de conceitos relacionadas ao desenvolvimento de elementos matemáticos, aproximação e inserção de temas transversais e interdisciplinares etc. Nosso principal objetivo é fazer com que o aluno desperte a curiosidade e a vontade de aprender novas formas de como estudar!
Se interessou pelo nosso trabalho? Estamos esperando o seu contato!