Com o desenvolvimento da necessidade do ensino à distância e do processo de aprendizagem sendo reprogramado para ser realizado em uma proposta diferenciada, muitos conflitos e dúvidas foram colocados em destaque durante a readequação do sistema de ensino no período de quarentena vivenciado devido a COVID-19.
Muitas escolas, tendo que se deparar com esse novo desafio de forma brusca de reorganização de planejamento e metodologias de ensino, sentiram os efeitos de terem que se adaptar a ferramentas inovadoras para atenderem o seu maior objetivo: a formação de seus alunos! A tecnologia, de uma forma geral, deixou se ser apenas uma forma aliada ao processo educativo para ocupar um lugar privilegiado na propagação de informações, contatos, mediações e acompanhamentos das atividades redirecionadas e realizadas com os alunos.
E quais são as vantagens destas atividades serem direcionadas pelos professores para serem desenvolvidas em casa com o uso de ferramentas tecnológicas?
São inúmeras! Além de continuar estimulando esse processo de interação interpessoal, os alunos que estão sendo submetidos a estes tipos de atividades podem apresentar motivação mais acentuada na elaboração das mesmas como, por exemplo, poder dispor do seu ritmo próprio de trabalho durante a elaboração da tarefa, não ficar exposto ao medo ou receio de cometer erros que poderiam ser pontuados de uma forma desagradável por outras pessoas (se o mesmo ocorresse de forma presencial), a comparação e a competitividade acabam perdendo o foco de realização uma vez que a atividade possa ser trabalhada de forma colaborativa, a busca por novos conhecimentos necessita de um empenho individual mais acentuado e outras tantas variáveis.
A ideia é gerar o gosto pelo ato de aprender! E já é sabido que os elementos que se aproximam da realidade destes educandos, bem como a elaboração das atividades com imagens, sons, vídeos e dinâmicas que viabilizem a participação ativa dos alunos (quer seja de forma lúdica ou através da estimulação de sua curiosidade e capacidade de resolução de tarefas) potencializam o processo de significação da informação, pois estão diretamente relacionadas às habilidades vigentes dentro do período de desenvolvimento psicossocial ao qual se encontram.
Através da análise de todos esses fatores e características, a InfoApren construiu uma plataforma educacional infantil que apresenta como foco diferencial a estimulação da motivação pelo ato de aprender! A plataforma, como uma de suas particularridades, monitora as dificuldades apresentadas para que elas possam, em um segundo momento, serem trabalhadas de uma forma mais específica. A criança nos mostra onde ela está com dificuldades e nós filtramos essas informações para poder auxiliá-la no desenvolvimento de suas potencialidades!