O dia 21 de março (21/3) é o Dia Internacional da Síndrome de Down por lembrar a origem genética que dá origem a tal síndrome, uma vez que ela é ocasionada pela trissomia (3 divisões) do cromossomo 21 (que deveria ser dividido apenas em 2 partes)
A Síndrome de Down não é uma doença e não compromete a convivência do indivíduo em ambientes diversificados, ou seja, sua vida social é normal. Isso colabora com a justificativa de que a criança com tal síndrome deve ser matriculada em uma escola regular e manter o convívio com crianças da mesma faixa etária. Desta forma, todas as crianças presentes na sala de aula aprendem uma com as outras as diferenças individuais e exercitam o respeito, a quebra de preconceitos e o auxílio mútuo no desenvolvimento de atividades (quer elas sejam lúdicas ou com intuito formativo).
Pedagogicamente, onde a escola precisa atuar de forma específica com um aluno que tem Síndrome de Down?
O aluno com Síndrome de Down deve participar ativamente de todas as atividades da turma onde se encontra devidamente matriculado (hora do lanche, fila para esperar sua vez em determinada atividade, acompanhamento de aulas extras e passeios escolares etc). O que a escola precisa, de certa forma, é adaptar as atividades visando o melhor desenvolvimento do sujeito dentro do ambiente educacional. E, neste momento, é preciso reconhecer que não existe uma fórmula pronta que atenda à todos da mesma forma e com a mesma qualidade de ensino.
A escola para promover a aprendizagem pedagógica do aluno portador da Síndrome de Down precisa dispor de duas áreas de atuação que devem ser acompanhadas em tempo real: viabilização do processo de socialização e direcionamento de atividades que atendam as prioridades de desenvolvimento do sujeito (que podem estar relacionadas a aspectos psicomotores, de comunicação, de estimulação a processos de atenção e memória entre outros). Sendo assim, o processo de ensino-aprendizagem destes indivíduos renderá bons frutos se os procedimentos a serem adotados forem discutidos, adaptados, adotados e monitorados durante todo o trajeto escolar deste aluno dentro do ambiente escolar.