Estratégias de aprendizagem são atitudes e técnicas adotadas pelo estudante com o intuito de realizarem atividades relacionadas à novas informações, sejam elas direcionadas pela escola, outro ambiente ou por motivação própria.
Essas ferramentas podem ser classificadas quanto as suas funções e tipos de realização. São elas:
- Cognitivas: são etapas que aproximam a percepção das partes de um conceito em direção ao todo. São ferramentas como escrever, ler em voz alta, grifar textos durante a leitura, criar resumos e mapas. Essas técnicas visam organizar, armazenar e elaborar essas novas informações internamente.
- Metacognitivas: são elementos mais complexos que os cognitivos, pois envolve a administração e autoconceito da própria pessoa em estabelecer metas, desenvolver planejamentos de estudo e o monitoramento, a fim de pontuar se conseguiu aprender, efetivamente, aquilo que havia estabelecido como objetivo.
Mas, qual estratégia é a mais importante dentro do processo de aprendizagem?
Tanto as estratégias cognitivas quanto as metacognitivas são de extrema importância para a elaboração e aquisição de um novo conhecimento. Elas devem estar presentes de forma integrada para que ocorra um aprendizado significativo e completo!Sendo assim, as atividades realizadas durante os estudos dos alunos devem compreender e estimular ambas estratégias, oportunizando a leitura, a tomada de decisões para responder uma questão, a elaboração de analogias, a percepção do progresso de informações já internalizadas bem como dados afetivos como motivação, controle de ansiedade e frustrações, a concentração e, até mesmo, o controle da velocidade de trabalho.
Existem metodologias e recursos de plataformas educacionais digitais (como, por exemplo, a plataforma da InfoApren) que viabilizam a utilização destas estratégias de aprendizagem. A principal ideia é fazer com que o aluno, ao entrar em contato com as atividades a serem desenvolvidas, sejam estimulados a buscar o êxito na realização da mesma através de exercícios visuais que auxiliam os processos de concentração, atenção, relacionamento de ideias e o acompanhamento real de suas tomadas de decisões.
Hoje em dia, ensinar os novos alunos é, realmente, criar meios que para que eles se sintam cada vez mais motivados, acolhidos, responsáveis e detentores das escolhas e controles de suas estratégias de aprendizagem!