ESTUDAR: a base para a CONSTRUÇÃO do sujeito

ESTUDAR: a base para a CONSTRUÇÃO do sujeito

  • Home
  • Blog
  • ESTUDAR: a base para a CONSTRUÇÃO do sujeito
image
ESTUDAR: a base para a CONSTRUÇÃO do sujeito

É comum escutarmos e presenciarmos o distanciamento de crianças dentro do ambiente escolar quando o assunto é o desenvolvimento de tarefas. Isso, na maioria das vezes, é justificado pelo um avanço tecnológico e pela quantidade de informações variadas que estão disponíveis a todo tempo. Porém, em meio de tantas novidades, a escola está deixando de priorizar o que talvez seja de maior importância em todo contexto educacional: é preciso MOTIVAR, CUIDAR eESTIMULAR essas crianças a se tornarem agentes do seu próprio aprendizado. 
Durante a aproximação da crianças com os novos conteúdos e conceitos faz-se necessário fortalecer a autoestima da mesma, bem como reconhecer e valorizar o seu ritmo de aquisição de tudo isso. Ela precisa se sentir segura e essencial dentro deste desenvolvimento.
Algo é aprendido apenas quando um significado para tal informação é construído. Quando isso acontece é possível lembrar, comentar, evocar e aplicar tal conhecimento em diversos momentos distintos. 
O ambiente escolar, bem como suas partes (professores, alunos e todas as pessoas que estão diretamente ou não envolvidas neste grupo) precisam transformar esse direcionamentos de conhecimentos em aplicações de conhecimentos.
 

Mas como as tarefas podem se aproximar desta nova realidade? Como fazer o aluno resgatar o prazer em estudar?


Por incrível que pareça, o aluno precisa ser desafiado. Precisa sair da postura de reprodutor e assumir o papel de condutor da atividade. Foi exatamente pensando neste pressuposto que a InfoApren desenvolveu um material multidisciplinar que faz com que o aluno busque por si só (tendo o professor como mediador e como companheiro no desenvolvimento de tarefas) novas informações através de pesquisas e aquisições de informações em diferentes assuntos presentes na atualidade. Tais atividades, além de respeitarem o ritmo de cada aluno, ainda oferecem dados importantes com relação ao acompanhamento individual sobre o processo de aprendizagem em geral de cada criança. São atividades desenvolvidas com recursos relacionados à Informática - que já diminui significativamente a resistência na realização de tarefas no cotidiano infantil - e que viabilizam o treino e a visualização de práticas que ainda precisam ser aprimoradas para que a mesma alcance cada vez mais habilidades que favoreçam a sua aprendizagem.


Ficou curioso para ver nossas atividades? Entre em contato para que possamos demonstrar o material desenvolvido para contemplar essa nova forma de fazer o aluno ter vontade de estudar!