Ferramenta pedagógica digital: o gerenciamento da sala de aula à distância na prática!

Ferramenta pedagógica digital: o gerenciamento da sala de aula à distância na prática!

  • Home
  • Blog
  • Ferramenta pedagógica digital: o gerenciamento da sala de aula à distância na prática!
image
Ferramenta pedagógica digital: o gerenciamento da sala de aula à distância na prática!

Com os novos acontecimentos desencadeados pela Pandemia do COVID-19, as escolas precisaram se adequar a recursos tecnológicos de maneira quase que imediata! Porém, nem todas as instituições ainda conhecem as vantagens efetivas de possuírem uma plataforma digital com conteúdos pedagógicos de trabalho pois, inicialmente, as ferramentas que estão sendo utilizadas priorizam os contatos entre professores e alunos através de aulas online, uso de agendas virtuais e espaços para as entregas de tarefas regulares solicitadas pelos professores.
 

    Mas o que uma ferramenta pedagógica digital pode oferecer?

 

   De acordo com estudos realizados em diversos países, a aprendizagem escolar deve estar baseada em alguns tópicos que podem ser oferecidos, monitorados e escolhidos de forma mais acertiva em plataformas digitais com conteúdos estruturados. Além de viabilizarem todos esses elementos, essas plataformas ainda dispõem de um acompanhamento mais próximo sobre o desenvolvimento educacional de cada aluno.

 

São citados como princípios chaves para a aprendizagem escolar:

  • FORMALIZAÇÃO: todos os estabelecimentos de ensino possuem rotinas, horários e conduções específicas que favorecem a organização do trabalho a ser realizado rotineiramente;
  • ESTRUTURAÇÃO: organização do currículo e objetivos que devem ser atingidos dentro de cada período letivo;
  • SEQUÊNCIA: a elaboração destas atividades devem acontecer de forma planejada, priorizando a aquisição e melhor elaboração de pré-requisitos para que, futuramente, sejam alcançados conteúdos mais elaborados;
  • CONTEÚDO CONSTANTE: os alunos devem ser estimulados a, frequentemente, terem acesso a novos conceitos e informações, para que seu desenvolvimento acadêmico continue lhe despertando o desejo de “estar estudando”;
  • COMPORTAMENTO: identificar o que é esperado enquanto atitudes e posicionamento dos alunos durante a realização de uma determinada tarefa;
  • PRONTIDÃO: é preciso levar em consideração o desenvolvimento do aluno em questão (sua idade cronológica, estrutura de pensamento, habilidades e competências já adquiridas para o contato com conteúdos a serem trabalhados)
  • MOTIVAÇÃO: é preciso potencializar o processo atencional e as funções executivas dos alunos para que o aquisição e manejo das novas informações sejam realizadas de forma significativa;
  • PRÉ-REQUISITOS: escolha de atividades que permitam que o aluno se coloque em posição ativa na construção de suas competências e habilidades acadêmicas.

 

Um exemplo prático de toda essa construção digital é a plataforma educacional do grupo InfoApren. Ela atende todas as necessidades citadas acima além de favorecer o acompanhamento quantitativo e qualitativo de cada aluno, o que viabiliza ao professor o entendimento de defasagens de informações, necessidade de reforços para a aquisição de novos dados ou, até mesmo, atender a demanda de Planejamentos de Ensino Individualizados (de acordo com o levantamento feito pelas pessoas que acompanham toda essa construção de ensino diferenciada). Neste projeto, cada instituição escolar escolhe (conforme seu planejamento e necessidades de suas turmas do Ensino Fundamental I ou em casos de inclusão escolar) os conteúdos que devem ser desenvolvidos e monitorados.

Aproveite o novo momento! Aproxime o acompanhamento de seus alunos com recursos tecnológicos! Desperte para as novas estratégias de ensino e tendências!  Reinventem-se!