Sabemos que o ato de incluir uma criança no ambiente escolar não se dá apenas com o fato de tê-la dentro da sala de aula em contato com os outros alunos. A inclusão de um indivíduo com síndrome, distúrbio ou dificuldade de aprendizagem exige um planejamento muito mais elaborado.
Não é uma tarefa fácil, mas a recompensa em conseguir visualizar odesenvolvimento do aluno, bem como conseguir vivenciar a importância do contexto escolar nessa jornada realmente é algo extremamente gratificante!
Quais são os principais pontos a serem levantados e trabalhados para que o processo de inclusão escolar possa ser realizado de forma efetiva?
Para que o processo de inclusão ocorra de forma qualitativa e objetiva, são necessários alguns elementos fundamentais:
- a) Capacitar os profissionais envolvidos no contato com essas crianças / adolescentes;
- b) Preparar o ambiente (em sua forma física e emocional) para que eles se sintam acolhidos dentro deste espaço;
- c) Esclarecer algumas características importantes e solicitar a participação dos colegas para o ingresso, receptividade e a convivência diária desta formação em grupo;
- d) Observar e conseguir compreender as habilidades e competências já adquiridas e preservadas deste aluno;
- e) Elaborar um planejamento para treinar e propiciar novas aprendizagens para os indivíduos em questão, tomando por base metas a serem definidas e significativas, de acordo com as necessidades apresentadas e embasamentos acadêmicos a serem adotados para que seja atingido o plano idealizado.