Novas metas educacionais: Atividades e competências que devem ser alcançadas durante o período escolar

Novas metas educacionais: Atividades e competências que devem ser alcançadas durante o período escolar

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Novas metas educacionais: Atividades  e competências que devem ser alcançadas durante o período escolar

Na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) publicada em 25/05/17 e atualizada em 06/03/18, são apresentados alguns norteadores para direcionar o trabalho que deve ser elaborado, planejado e aplicado dentro do ambiente educacional. Em linhas gerais, tais propostas visam esclarecer o compromisso dos setor insitucional com a formação integral do indivíduo, almejando o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e justa.
As 10 competências indicadas neste documento são:

  1. Construir CONHECIMENTO: apresentar conteúdos de áreas culturais, sociais, digitais e da atualidade.

  2. Exercitar a CURIOSIDADE natural: criar possibilidades de investigação e elaboração de soluções para determinada questão ou problema

  3. Valorizar as MANIFESTAÇÕES artísticas: aproximar o sujeito do que está acontecendo no mundo ao seu redor.

  4. Aprender e desenvolver LINGUAGENS: fazer com que o indivíduo consiga fazer-se entender dentro do seu grupo, utilizando um recurso (verbal, corporal, digital etc) que o faça atingir tal objetivo.

  5. Compreender a CULTURA DIGITAL: fazer uso de tecnologias digitais para facilitar o procedimento de comunicação.

  6. Buscar DIVERSIDADE de SABERES: entender o mundo em que vive e com isso poder elaborar suas escolhas e desenvolver o seu projeto de vida com autonomia, liberdade e responsabilidade.

  7. Desenvolver a CAPACIDADE de ARGUMENTAÇÃO: poder expor e defender seus ideais e decisões para torná-los conscientes à ele e aos demais.

  8. Conhecer, respeitar, compreender a REALIDADE HUMANA: saber dispor de formas para cuidar de sua saúde emocional e física, além de exercitar a sua capacidade em lidar com o seu próximo.

  9. Resolver CONFLITOS: exercitar o diálogo, a cooperação, o acolhimento e a valorização da diversidade.

  10. Vivenciar a CIDADANIA: saber agir de forma individual e coletiva com tomadas de decisões éticas, inclusivas, sustentáveis, solidárias e responsáveis.

 

 

 

    Como a escola pode atender todos esses critérios? Qual é a real intenção desses norteadores de trabalho?





 

Atualmente, sabemos que todas as pessoas possuem habilidades múltiplas e diferenciadas. É sabido, também, que o desenvolvimento individual está diretamente ligado à globalização e velocidade de novas informações que são geradas e dissipadas a todo momento. Desta forma, é preciso oferecer ao corpo docente formas de contato com esta nova realidade. A formação e desenvolvimento de um indivíduo pró-ativo, crítico, criativo, analítico e responsável não é apenas um ideal a ser alcançado e sim uma necessidade real.

Sendo assim, é preciso criar espaços e formas de trabalho que façam com que o sujeito consiga se implicar, efetivamente, na realização do mesmo, além de conseguir mensurar quais são suas habilidades, preferências, facilidades e até mesmo dificuldades. Desta forma, a avaliação de seu desenvolvimento passa a ser interna (por ele mesmo) em conjunto com a externa (já realizada por quem o acompanha durante todo esse trajeto educacional)