O DUA voltado para a área da Educação foi elaborado, inicialmente, nos Estados Unidos na Universidade de Harvard por volta de 1990. A idéia principal é estabelecer o que deve ser redirecionado à pessoa que aprende (independente se ela possui alguma dificuldade específica ou não) para que isso possa ocorrer de forma efetiva.
Para que isso possa acontecer, as atividades que serão direcionadas ao aluno precisam ser planejadas e formatadas para que possam motivar o ser que aprende a querer buscar e agregar essas novas informações em seu repertório. Para isso, o educador precisa:
1. Escolher o assunto que está sendo direcionado para a aprendizagem
2. Definir a forma será realizada a aproximação deste conteúdo com a pessoa que receberá tal informação.
3. Esclarecer qual é a aplicação deste novo conteúdo a ser assimilado.
Levando esses aspectos em consideração, o professor deve estruturar suas atividades de apresentação de conteúdo de forma criativa, com a utilização de recursos diversificados (lúdicos, tecnológicos, artísticos) e isso pode auxiliar ainda mais quando estamos falando de alunos que necessitem de atividades adaptadas. Além deste direcionamento específico, podemos citar, ainda, a vantagem de poder atender e aproximar todos os indivíduos ao mesmo conteúdo, inclusive àqueles considerados neurotípicos.
Como seria a aplicação do DUA?
Para finalizar, é possível concluir que os estudos voltados para a área educacional estão sendo redirecionados para que os alunos estejam cada vez mais atuantes, efetivamente, dentro do processo de ensino-aprendizagem. O uso de ferramentas que viabilizam a construção dos esquemas próprios para a incorporação dessas novas informações e experiências faz com que a aprendizagem se torne cada vez mais significativa.