Os desafios atuais em sala de aula

Os desafios atuais em sala de aula

  • Home
  • Blog
  • Os desafios atuais em sala de aula
image
Os desafios atuais em sala de aula

Atualmente estima-se que, aproximadamente, 60% da população escolar apresente alguma dificuldade de aprendizagem em sala de aula. Porém, é preciso tomar cuidado com essa indicação pois ela é frequentemente confundida. UmaDIFICULDADE DE APRENDIZAGEM pode ser causada por uma falha na adaptação do método de ensino, por imaturidade para o processo de aprendizagem ou por questões sociais e ambientais que possam estar interferindo neste contexto.
Já os DISTÚRBIOS ou TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM (conhecidos como Dislexia, Discalcula, TDAH e outros) são mais raros, por volta de 6%. Estas suspeitas precisam de uma investigação mais minuciosa realizada por uma equipe multidisciplinar para que possa ter seu diagnóstico realizado e confirmado, uma vez que tais comprometimentos estão relacionados a fatores neurobiológicos.
Mas, independente da causa ser extrínseca (origem em fatores externos) ou intrínseca (de origem interna) vale deixar bem ressaltado que o aluno não deixará de aprender nunca, em nenhuma das hipóteses mencionadas.

Como a escola e o professor podem estimular esse aluno a produzir atividades visando novos aprendizados?

O que precisa acontecer é uma reorganização, um planejamento direcionado com objetivos claros a serem alcançados, além de ferramentas que viabilizem esse processo de  aquisição de novos conhecimentos.
Foi exatamente visando esse novo panorama na área educacional que a InfoApren desenvolveu materiais que atendam às novas necessidades acadêmicas dos alunos. Nossos principais objetivos são:
a) Desenvolver a atitude prazerosa frente ao ato de estudar;
b) Diminuir a competitividade e comparação entre alunos durante o desenvolvimento de tarefas;
c) Fortalecer a autoestima do aluno quanto à compreensão de suas habilidades e facilidades;
d) Estimular a busca pelo conhecimento de forma independente.
Aprender pode ser mais atrativo do que possamos imaginar! Ensinar é mais gratificante quando conseguimos enxergar que nossos alunos estão se superando cada dia mais! Conheça nosso material e atividades que facilitam esse novo movimento na área educacional! Entre em contato para conhecer o nosso material!!