O mundo está ficando cada vez mais tecnológico e a forma como os alunos estão voltados para os estudos também. Atualmente, não é tão surreal um aluno entrar no Youtube e procurar um vídeo explicativo de uma determinada matéria ou mesmo procurar o significado de uma palavra em um dicionário online.
Uma outra tendência é promover aprendizagem através do experimento. Muitas vezes, o desempenho, o foco de atenção e a curiosidade em investigar um determinado tema faz com que o aluno se aproprie de tal informação como um dado significativo para o si mesmo, uma vez que suas deduções e interpretações dependem, em grande escala, do próprio sujeito.
Já que esta tendência está em pleno vapor, por que não trazer tais experiências para o ambiente escolar?
Uma das propostas de acompanhamento de desempenho escolar da InfoApren é utilizar as aulas de Informática como umm recurso de trabalho multidisciplinar.
Você consegue imaginar um aluno do 5 ano do Ensino Fundamental conseguindo conversar a respeito da importância de ser um doador de sangue? E mais além, de conseguir realizar uma pesquisa sobre os tipos sanguíneos que seus familiares possuem e estabelecer as relações de doadores potenciais em sua própria casa? Pois é atividade extremamente possível.
Através de tarefas ora direcionadas e ora pesquisadas de forma independente, o aluno se aproxima de disciplinas como Matemática, Ciências, História e Geografia etc de uma forma lúdica e diferente do contexto sala de aula tradicional. Isso porque essa forma de metodologia ativa estimula o trabalho através da investigação, resolução de problemas, desenvolvimento de atividades através de linguagem digital e até mesmo produções independentes. E para isso, o computador é uma ferramenta de auxílio com alto potencial de aplicação.
Convidamos vocês para esse novo START na era educacional 4.0. Ter o aluno como o principal protagonista dos seus estudos é a nova meta para o futuro!