Os pilares da aprendizagem: os passos para aprender
Existe uma metodologia que privilegie a aprendizagem? Como funciona o fluxo de trabalho destes novos dados?
O processo é simples: CAPTAR A INFORMAÇÃO DO MEIO -> CONDUZI-LA PARA O LOCAL DE TRABALHO -> DEVOLVÊ-LA AO MEIO COM SIGNIFICADO
Traduzindo este roteiro, toda e qualquer aprendizagem está relacionada com o movimento de novas informações: pegar o que estava do lado de fora (que até então não fazia sentido ou não fazia parte do repertório que tínhamos), colocar para o lado de dentro (essa informação captada deve ser encaminhada para centros que possam decodificar sua proposta) e, finalmente, a partir do momento que conseguimos dar um significado real para ela podemos devolvê-la ao meio com domínio sobre a mesma.
E quais habilidades estão envolvidas na aprendizagem significativa?
- Aprender a lidar com as frustrações: todos nós aprendemos quando somos expostos a problemas que precisam ser solucionados.
- Favorecer o processo de escolha: quando escolhemos algo estamos exercitando a autonomia, o que faz com que o nosso pensamento tenha que ser estruturado para essa tomada de decisão.
- Lidar com conflitos: toda a tomada de decisão requer um direcionamento para um item e o distanciamento de outras possibilidades. Essa atitude favorece a nossa análise crítica de mensurar possíveis consequências e produzir um novo repertório de conhecimentos.
- Demonstrar a escolha realizada: é fazer acontecer e poder ter a oportunidade de receber o feedback quanto avaliação positiva ou não do que foi desenvolvido.
- Ampliar o repertório: aprendemos tanto com os acertos quanto com os nossos erros. É preciso entrar em contato com ambas as possibilidades para validar e construir novos conhecimentos que poderão ser evocados em outas situações futuras.
E como a criança consegue realizar esses passos para aprender?
Para que ocorra essa aproximação da criança com um processo de aprendizagem significativo, ela precisa ser estimulada a realizar atividades atrativas, que privilegiem essas etapas mencionadas de forma lúdica, fazendo com que a execução da tarefa, bem como os apontamentos necessários durante essa realização, sejam feitos baseados em reforços positivos e novas possibilidades de descobertas.A plataforma da InfoApren trabalha com essa metodologia?
Sim! Essa é a ideia principal! Trazer para as crianças essa aproximação com novas informações privilegiando a exploração de novos dados e, através do processo de assimilação e tomadas de decisões, permitir que ela construa uma nova bagagem de conteúdos aprendidos! Durante a realização das tarefas da nossa plataforma, ela exercita sua capacidade de análise de um determinado problema, decide sobre suas tomadas de decisões, recebe uma avaliação automática deste passo escolhido e ainda terá a oportunidade de poder “recalcular a rota”, ou seja, lidar com os erros cometidos, já que a ideia é sempre chegar a uma resposta satisfatória para a resolução do questionamento presente.A InfoApren é assim: um sistema que viabiliza a autonomia para aprender!