Informática significa informação rápida e, atualmente, uma forma de permitir que a rotina de atividades seja preservada. Mas, não é só isso! Ela também ganhou mais um significado muito importante: ferramenta que viabiliza a aproximação das pessoas, permitindo que os vínculos estabelecidos nas relações não se percam enquanto sentido e necessidade.
Frente ao quadro da Pandemia do COVID-19 algumas escolas se destacaram dando continuidade à realização de atividades diárias educacionais, fazendo com que a rotina das crianças e adolescentes sofressem ajustes sem perder a essência das tarefas realizadas diariamente.
Mas como essas atividades online auxiliam este momento de isolamento e de alteração da rotina escolar?
O isolamento social a longo prazo pode trazer certos prejuízos para os indivíduos em geral: queda no nível de tolerância, sensação de “estar preso”, sentir-se sozinho, ócio improdutivo etc. Algumas instituições conseguiram minimizar essas sensações levando a escola para dentro da casa de seus alunos. Eles interagem com os professores e com os colegas, o que minimizou as bruscas alterações de suas rotinas (o período escolar continua acontecendo mesmo que de forma remota!).Concluindo, a tecnologia tornou-se, mais ainda, um recurso indispensável quando o assunto é o Acompanhamento do Processo de Aprendizagem dos alunos do século XXI!Vale ressaltar que as atividades também foram adaptadas se comparadas com as tradicionalmente realizadas de forma presencial com a orientação física da professora. Jogos, atividades lúdicas, atividades de plataforma educacionais especializadas que geram avaliação automática tornaram-se facilitadoras deste processo tanto pela questão de motivação dos alunos em realizarem atividades diferenciadas quanto auxílio para os professores em acompanhar o desenvolvimento do processo de aprendizagem que está sendo desenvolvido e promovido à distância!