Psicologia e Educação: uma parceria de sucesso sempre!

Psicologia e Educação: uma parceria de sucesso sempre!

  • Home
  • Blog
  • Psicologia e Educação: uma parceria de sucesso sempre!
image
Psicologia e Educação: uma parceria de sucesso sempre!

                Cada escola tem uma dinâmica própria de funcionamento que é formada por referências teóricos, procedimentos de trabalho, objetivos específicos a serem alcançados, valores e crenças que norteiam as atividades que são planejadas e direcionadas às pessoas que fazem parte deste sistema (quer sejam alunos, professores ou membros que trabalham dentro da instituição).
                Cada estrutura adotada tem, de forma direita ou indireta, pensadores que estudaram e se preocuparam com as fases ou processos de desenvolvimento relacionados à aprendizagem humana. Sendo assim, bem vindos à Psicologia da Educação!
               

    Mas, qual a função da escola compreender e identificar qual referencial teórico permeia suas práticas escolares?


    Quando temos contato com as características que fazem parte da rotina escolar, temos uma maior compreensão das características individuais que são evidenciadas em cada etapa de desenvolvimento, conseguimos direcionar um trabalho qualitativo mais abrangente quanto às áreas que devem ser estimuladas e elaboradas, bem como nortear as dimensões das relações afetivas e vinculares que permitem este sistema educacional.
 

Existem vários referenciais teóricos que permeiam esses desdobramentos: Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel, Freire, Rogers, Skinner entre tantos outros. Cada um, dentro de seus estudos e apontamentos, descrevem formas de análise sobre o processo de construção das aprendizagens.

Descubra a sua e construa um trabalho consistente e com potenciais gigantescos! Caso contrário,  “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” (Lewis Carroll, autor de “Alice no País das Maravilhas”)