Quanto maior a interação do aluno com estímulos variados e atrativos, melhor é o seu contato com a vontade de aprender. Não é a toa que o mercado atualmente disponibiliza variados recursos para buscar atingir dois objetivos: fazer o indivíduo QUERER e GOSTAR de estudar!
Desta forma, segundo o Comitê de Padronização das Tecnologias da Aprendizagem, objetos de aprendizagem podem ser entendidos como “qualquer entidade digital ou não digital, que pode ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado apoiado pela tecnologia” (2002). Todas essas novas concepções de aproximação do sujeito com novas ferramentas de ensino visa à estimulação de novas redes de raciocínio em linhas gerais.
Isso não implica em tornar a aprendizagem um processo individual, sem a orientação de um mediador para esse acompanhamento. São apenas novas formas de aproximação ao principal objetivo da área educacional: a aquisição de novas aprendizagens!
Sendo assim, quanto maior o envolvimento do aluno na construção e busca de novos conhecimentos, maior a probabilidade destes conteúdos serem compreendidos e assimilados de forma mais significativa. Como exemplos, podemos considerar como opções de objetos de aprendizagem jogos, vídeos e materiais que estimulem a compreensão através da combinação de textos e imagens.
Visando esse novo contexto mundial, a InfoApren dispõe de materiais apostilados e atividades em ambiente virtual para servir de apoio ao trabalho do professor com a sua sala de aula. Através dele, a concentração durante o desenvolvimento de uma atividade é direcionada e as ferramentas utilizadas despertam o interesse no aluno em alcançar a aquisição de novos conhecimentos.