Sala de aula e recursos tecnológicos: uma realidade necessária na atualidade

Sala de aula e recursos tecnológicos: uma realidade necessária na atualidade

  • Home
  • Blog
  • Sala de aula e recursos tecnológicos: uma realidade necessária na atualidade
image
Sala de aula e recursos tecnológicos: uma realidade necessária na atualidade

O processo acadêmico está passando por uma grande transformação neste milênio. A forma de ensino e aprendizagem vem passando por diversas alterações, adaptações e transformações.
A sala de aula convencional não atende a todas as necessidades desta nova geração. A forma passiva de transmissão e reprodução de novos conhecimentos não se torna tão significativa quanto deveria para se tornar efetiva.
 

Mas como potencializar os recursos da sala de aula? De que forma as atividades de fixação de conteúdo (chamadas anteriormente de lições de classe ou de casa) podem ser mais atrativas?

 

   Alguns recursos tecnológicos podem auxiliar esse novo processo de estimulação para a aquisição de novos saberes ou mesmo a internalização de informações através dos processos de assimilação e acomodação.

  Para que essas atividades possam ser aplicadas e acompanhadas de forma quantitativa e, principalmente, qualitativa, elas devem ser apresentadas de forma distintas: com uso de imagens e ilustrações além de associações de idéias e dados que priorizem o pensamento dedutivo e lógico. Além disso, elas precisam respeitar o ritmo de execução de cada aluno e serem estimuladoras durante toda a realização de tal exercício; sendo o mesmo realizado no espaço escola, sala de aula ou como atividade extra a ser desenvolvida em outro ambiente propício para o seu desenvolvimento.

Qual é a vantagem dessas atividades aplicadas com recursos virtuais e tecnológicos? Como cita Khan, é preciso  "... criar um contexto no qual as pessoas conseguem dar livre vazão à curiosidade e ao gosto natural pelo aprendizado, de maneira que percebam  que já são inteligentes", (2013, p. 19)


Fonte citada: KHAN, Salman, Um mundo uma escola - a educação reinventada, ed. Rio de Janeiiro: Intrínseca, 2013