Trabalhando com inclusão social nas escolas: a Turma da Mônica em ação!

Trabalhando com inclusão social nas escolas: a Turma da Mônica em ação!

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Trabalhando com inclusão social nas escolas: a Turma da Mônica em ação!

Uma das etapas do processo de inclusão social nas escolas é trabalhar com os alunos que estarão interagindo e recebendo em seu grupo colegas portadores de necessidades especiais. É preciso que entendam que a amizade, o companheirismo, a atividade em grupo, as brincadeiras acontecerão entre todos eles e que,  em alguns momentos, certos elementos ou atividades deverão ser adaptadas para que a inclusão seja efetivamente conquistada.
Um dos recursos que podem ser utilizados para essa sensibilização são os personagens da turma da Mônica criados por Maurício de Sousa, que foi homenageado no Senado em 17/09/2019 por suas obras voltadas à inclusão social das pessoas com deficiência.

 

Qual é a importância deste trabalho desenvolvido pelo cartunista?

Segundo Maurício de Sousa, sua ideia é demonstrar cada vez mais a diversidade e o processo de inclusão de crianças com deficiências dentro de suas histórias. Para ele, as relações de amizades, a aceitação das diferenças e a tolerância com relação às mesmas deveriam estar sendo representadas também nas histórias da Turma da Mônica, uma vez que a sociedade caminha para esse tipo de integração.
Com esse propósito, surgem: Luca (cadeirante), Tati (Síndrome de Down), Edu (Disrtrofia muscular), Dorinha (deficiente visual) e André (TEA). Eles dividem o cenário com os personagens já conhecidos pela maioria e as histórias, quando eles se encontram, passam a explicar características individuais dos mesmos, bem como a sugestão de maneiras de entender e lidar com o colega mencionado nas mais diversas situações.
 

De forma lúdica, é possível apresentar que todas as crianças (independentes de serem portadoras de necessidades especias ou não) possuem características únicas, o que faz com que todas sejam diferentes uma das outras e que o respeito à estas individualidades faz surgir um ambiente mais agradável e rico de experiências que podem ser trocadas e aprendidas em conjunto. A inclusão escolar ultrapassa a simples ideia de acessibilidade dentro do ambiente de formação. Ela deve ser vista como um acolhimento e integração em sua totalidade de alunos com competências e habilidades únicas e diversificadas!

Fonte: https://odocumento.com.br/senado-homenageia-mauricio-de-sousa-por-inclusao-social-de-pessoas-com-deficiencia/