Atividades escolares: o desafio de acompanhar a distância

Atividades escolares: o desafio de acompanhar a distância

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Atividades escolares: o desafio de acompanhar a distância

As novas orientações de ensino à distância e com o formato híbrido por um lado desenvolveu certa independência e responsabilidades com os estudos mas por outro dificultou o acompanhamento que só o professor pertinho do aluno consegue ter.

Durante essa nova fase de adaptação, muitas questões foram levantadas: como corrigir uma atividade por foto? Como saber se realmente o aluno está desenvolvendo a atividae? Como motivar o aluno a desenvolver uma tarefa até o fim? Como eu consigo, enquanto professor, acompanhar as dificuldades e até mesmo orientar e planejar novas estratégias de ensino?

Ufa! Não são tarefas fáceis e a necessidade deste direcionamento e cuidados tornam-se cada vez mais presentes, visando um futuro acadêmico que ainda é incerto.



 

 
 

Nova estrutura de acompanhamento de atividades do Ensino Infantil e Fundamental

 

Uma estratégia de acompanhamento pode ser adotada. Neste movimento em que estamos presente, muitas escolas optaram por atividades tecnológicas que contemplam aspectos pedagógicos mas que se distanciam, de certa forma, do modelo tradicinal da sala de aula: onde o professor explica, o aluno retém estas novas informações e as põe em prática. Tem-se percebido que a exploração de novos materiais, atividades de acerto e erro, jogos e projetos multidisciplinares têm surtido efeitos bem positivos. A ideia, além dos conteúdos específicos a serem contemplados, é ENSINAR A PENSAR! Parece uma tarefa simples mas, exige uma série de comandos que, dependendo da faixa etária e do período de desenvolvimento que o aprendente se encontra pode ser bem complexa! Ensinar uma pessoa a pensar exige funções a serem estimuladas no cérebro que muitas vezes passam desapercebidas no nosso dia-a-dia.

 

Como funciona o processo de PENSAMENTO?

 

A construção do pensamento depende de algumas variáveis: emoção, atenção, memória, raciocínio lógico, abstração, planejamento, entre muitas outras. E como devemos relacionar todas essas informações?

O ambiente estimulante é o principal recurso para aproximar o sujeito às novas experiência e favorecer essas conexões para que essas informações sejam, efetivamente, inseridas em seu repertório de conhecimento. Sendo assim, a escolha das ferramentas, recursos e planejamento da sequência a ser trabalhada com as crianças realmente faz toda a diferença no processo!



 

Para uma criança aprender um determinado conteúdo, é preciso que ela tenha um significado para tal conhecimento onde possa relacioná-las, ressignificá-las e refletir sobre elas.

Isso será possível com o estabelecimento de pontos de ancoragem, que possam dar condições para que o aprendente construa sentido sobre o que está vendo em sala.
 

 

Plataforma InfoApren: ferramenta tecnológica com base na neurociência

Já imaginou uma atividade elaborada com recursos múltiplos (linguagem formal e visual)? Já pensou na forma gráfica de uma atividade estimulando a busca pelas respostas? E o treino de funções atenção, memória e raciocínio lógico que estão diretamente relacionadas construções de aprendizagens significativas? Pois é, bem vindos á InfoApren!