Será que o cérebro humano já possui uma prévia configuração para o processo de alfabetização?

Será que o cérebro humano já possui uma prévia configuração para o processo de alfabetização?

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Será que o cérebro humano já possui uma prévia configuração para o processo de alfabetização?

Atualmente, os estudos referentes às atividades cerebrais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das profissões que envolve as relações interpessoais. E, claro, não poderia ficar de fora todos que trabalham na área da educação!

Sabemos que o cérebro é sempre uma caixinha de surpresas e está em constante desenvolvimento. Ele é o responsável por todas as tarefas e atividades do nosso cotidiano. Sendo assim, quando falamos de aprendizagem e, principalmente neste texto, do processo de alfabetização este grande astro não poderia ficar de fora!
 


Será que nascemos com a capacidade de ler e escrever?

A resposta parece até simples, mas não é! NÃO… Nós não nascemos com a habilidade de leitura e escrita! Talvez esse seja o principal fator que nos leva a pensar que a dificuldade que algumas crianças possam ter para serem alfabetizadas é extremamente natural e esperado! A alfabetização depende de componentes linguísticos construídos pela sociedade e nosso cérebro precisa ser treinado para isso, ou seja, ele precisa trabalhar bastante para conseguir aprender as práticas sociais de leitura e escrita.


 

O que uma criança aprende primeiro: ler ou escrever?

O primeiro processo que a criança aprende é o processo da LEITURA! Isso porque ela é realizada por sistemas cerebrais que estão presentes e são fortemente estimulados nos primeiros anos de vida: a percepção de estímulos do ambiente pelos sistemas sensoriais (principalmente os relacionados com a visão e audição). A criança aprende a ler, inicialmente, decorando o formato ou desenho das palavras e a representação mental que tal imagem lhe traz (por isso reconhece nomes de restaurantes famosos, bebidas que mais gosta ou os anúncios dos desenhos que aparecem na TV). O processo de escrita requer uma organização muito maior de outros componentes que só virão mais tarde.


 

Será que cada criança realmente tem o seu tempo para ser alfabetizada?

Sim e não! Tudo depende da interpretação. Se o adulto imaginar que a criança treinará o seu cérebro para os processos de leitura e escrita sozinha, esperando uma determinada idade chegar a resposta é não! Agora, se o adulto tem a compreensão das etapas de desenvolvimento infantil, de habilidades e dificuldades que cada criança possa apresentar na realização de tarefas diárias realizadas, se existe a estimulação para que este cérebro de organize com maior números de conexões buscando uma melhor qualidade de trabalho a resposta é sim! Isso quer dizer que, a criança para aprender a ler, escrever ou conquistar qualquer outra atividade precisa ser devidamente estimulada e treinada para chegar a esta nova etapa!
 

Será que a alfabetização está apenas relacionada com os processos de leitura e escrita?

Muitos acreditam que sim, mas a resposta também é não. Sabe aquela história de que o cérebro precisa ser treinado? Então, existem outros elementos chaves que estão presentes neste processo de alfabetização e a neurociência contribuiu muito para esclarecer que toda criança precisa ter treinos para ativar outras funções como atenção, memória, resolução de problemas, coordenação motora e motivação para continuar caminhando rumo a novas aprendizagens. Isso significa que ler e escrever não está apenas ligado com o reconhecimento de letras e números e sim como entramos em contato com essas informações, a importância que elas possuem, a forma que devemos lidar com esses dados e muitas outras situações que, juntas, acabam direcionando o processo de alfabetização em si.
 

Como trabalhar com uma criança durante o processo de alfabetização?

Realmente seria muito mais fácil se existisse uma fórmula mágica para isso acontecer ou mesmo uma poção que pudesse resolver todos os problemas de forma única. Mas isso ainda não é possível e, de verdade, nunca será. Todas as crianças são diferentes e isso faz com que cada uma tenha experiências e particularidades que não se encaixarão em protocolos rígidos de alfabetização. Sendo assim, as crianças precisam ser estimuladas de forma que possam, através de treinos, adquirir as habilidades necessárias para o aprendizado da leitura e escrita. Sabemos que, atualmente, com recursos digitais e ferramentas lúdicas, o processo de alfabetização pode ser encarado como um jogo a ser conquistado! A InfoApren é um destes recursos que conseguiu conciliar as atividades de alfabetização (juntamente com os treinos de atenção, memória, funções executivas já mencionados pela neurociência como parte integrante deste processo) que dispõe de forma lúdica todas as etapas que estão presentes neste grandes movimentos de aprendizagem tão importantes para a autonomia e independência das crianças nos mais diferentes grupos e ambientes onde ela possa estar e interagir!